Dia 22 de Abril é comemorado o Dia da Terra. Essa data foi criada em 1970 nos Estados Unidos com um fórum ambiental que reuniu 20 milhões de pessoas em um protesto contra a poluição, o que foi fundamental para a aprovação de leis ambientais pioneiras sobre emissão de gases nocivos e proteção de espécies ameaçadas. 

O dia 22 de abril foi adotado pela ONU em 2009 como data dedicada a promover em todo o mundo a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável, e nesse artigo, trazemos uma questão atual, mas que ainda é pouco discutida: os Resíduos Eletroeletrônicos e o seu impacto no planeta.

Para que os produtos eletroeletrônicos sejam fabricados é necessário extrair matéria prima do Meio Ambiente. Este processo causa diversos impactos ambientais, tais como emissão de gases do efeito estufa, pois envolve o uso de energia para fabricar e transportar componentes e consumo de energia em todo seu ciclo de vida até o descarte. Além disso, o descarte inadequado causa a poluição do solo e da água, pois estes resíduos possuem metais pesados e produtos químicos que prejudicam o ecossistema e a saúde humana. Você pode saber mais informações sobre os riscos e oportunidades dos resíduos eletrônicos clicando aqui!

A Circular Brain promove a Economia Circular de Resíduos Eletrônicos, e através de ações de Educação Ambiental, projeto de Trade In e parcerias em ações sociais, contribui positivamente para a diminuição dos impactos causados no ciclo de vida de produtos eletrônicos. 

O que fazemos

Campanhas Ambientais 

Uma das estratégias que adotamos para conscientização do descarte correto de resíduos eletrônicos são as Campanhas Ambientais. A maior delas é chamada de RN + Limpo, a qual acontece no estado do Rio Grande do Norte, em uma ação conjunta entre o Governo do estado, IDEMA, CAERN e as empresas Circular Brain e Natal Reciclagem.

O objetivo da campanha é promover a Educação Ambiental com a conscientização sobre o descarte correto de eletrônicos e o impacto  causado no meio ambiente quando isso não ocorre. A campanha é apoiada por empresas ambientalmente conscientes, sem custos públicos de processamento nem logística.

São três metodologias aplicadas durante as campanhas, sendo elas: Mutirão de coleta, Gincana Escolar e Instalação de PEVS. 

Trade In – Recicla PC

Uma plataforma de troca de PC usados desenvolvida em cooperação com a Intel que pretende aumentar a porcentagem de lixo eletrônico descartado corretamente. Paralelamente a isso, visa educar, tendo um retorno sustentável e oferecendo às pessoas um desconto na compra de um computador novo. Nesta plataforma, os consumidores podem avaliar seu computador usado, obter um desconto especial na compra de um computador novo de diversas marcas parceiras que podem chegar a R$ 2.300,00 de desconto, dependendo do estado do usado. 

A avaliação é realizada no site www.reciclapc.com e na hora, o cliente já descobre o desconto que o seu computador vale na compra de um novo, ainda dentro da plataforma, é possível emitir uma etiqueta para postagem gratuita do equipamento e levar ao ponto mais próximo escolhido.Além dos Correios, a entrega também pode ser feita em estabelecimentos comerciais, totalizando 11 mil pontos de entrega, atendendo a todos os municípios do país. Depois da postagem, o equipamento é enviado para o reciclador parceiro mais próximo, o que reduz a distância e a emissão de CO². Neste operador ambiental, o equipamento é processado, podendo ganhar um novo ciclo de vida como um produto remanufaturado ou como matéria prima reciclada.

Logística Reversa para Fabricantes.

De acordo com a Legislação, fabricantes e importadores de produtos eletroeletrônicos têm a obrigação de oferecer um Programa de Logística Reversa para os consumidores que adquirem um novo produto. E a Circular Brain, traz como solução os Programas Individuais de Logística Reversa, onde viabiliza que em todos os municípios do país o consumidor possa descartar gratuitamente o seu eletrônico antigo. Fabricantes como TecToyBenqBring IT,  Goldentec já disponibilizam em sua homepage um link para o descarte gratuito. 

Como você pode fazer sua parte neste dia da Terra? 

Uma das formas mais efetivas de contribuir para a preservação do Meio Ambiente é através de ações que promovem a redução de impactos ambientais negativos.

A seguir falaremos sobre algumas ações que todos nós podemos tomar, e assim contribuir para a preservação do Meio Ambiente.  

  1. Reduzir o consumo de carne. A produção de carne é uma atividade muito prejudicial ao Meio Ambiente, uma vez que requer grandes quantidades de água e energia, além de ser responsável por uma grande emissão de gases de efeito estufa.  
  1. Utilizar fontes de energia renovável. Como energia solar ou eólica, pode ajudar a reduzir a dependência de fontes não renováveis, como o petróleo e o carvão.
     
  2.  Economizar água durante o banho. A escassez de água é um problema crescente em muitas partes do mundo. Ao adotar uma postura mais consciente em relação ao uso da água, podemos contribuir para a preservação desse recurso tão importante.
     
  3. Consumo consciente. Comprar apenas o que é necessário, evitar o descarte de coisas ainda em condições de uso e reutilizar materiais.
     
  4. Utilizar transporte público, bicicleta ou caronas compartilhadas.
     
  5. Priorizar, sempre que possível a escolha por produtos orgânicos e cultivados de forma sustentável. Utilizar produtos de limpeza e higiene pessoal que não agridem o meio ambiente. 
     
  6. Reduzir o uso de descartáveis e reciclar através do descarte correto materiais como papel, vidro, plástico e eletroeletrônicos, também são medidas importantes para minimizar o impacto ambiental. 

Pode parecer difícil colocar em prática todas essas medidas. Mas comece aos poucos, escolha uma, depois outra, e aos poucos, você terá uma postura mais consciente e ações muito mais saudáveis e sustentáveis para si e para o Meio Ambiente. 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *