Reciclagem de resíduos | benefícios de ser um reciclador Circulare

Reciclagem de resíduos: 6 benefícios de ser um reciclador de REEE da Rede Circulare

Sabia que o Brasil é o segundo maior produtor de lixo eletrônico em todo o continente americano?

Essa é uma das várias estatísticas preocupantes publicadas no THE Global E-waste Monitor 2024, edição mais recente do levantamento realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Os dados do estudo – que examina o descarte de materiais eletrônicos ao redor do mundo – não deixam dúvidas: a reciclagem de resíduos é um assunto urgente no Brasil.

Só em 2022, os brasileiros descartaram aproximadamente 2.4 bilhões de quilos de material eletroeletrônico, mas só 3,6% desse volume foi coletado e reaproveitado de maneira adequada. O problema é que os resíduos eletroeletrônicos (ou REEE) que não são reciclados adequadamente representam um risco imenso para o meio ambiente e para a saúde das pessoas. 

Porém, além de ser essencial para a preservação do planeta e para o bem-estar da sociedade, a reciclagem de resíduos eletrônicos também é uma oportunidade incrível para quem deseja empreender e contribuir com a mudança desse cenário atual, estimulando o crescimento da economia circular no país. 

Essa oportunidade foi o que motivou o nascimento da Circulare, uma rede pensada para impulsionar o trabalho dos recicladores brasileiros e facilitar a reciclagem de resíduos eletrônicos em todo o território nacional. Achou interessante? Então continue conosco para descobrir mais sobre o que é a Circulare, como ela funciona e quais benefícios trazidos para os recicladores.

Circulare: como conectamos importadores, fabricantes e geradores de REEE a você, reciclador?

Plataforma Circulare para recicladores de resíduos eletrônicos

A reciclagem de resíduos eletroeletrônicos traz muitas vantagens para a natureza, as pessoas e a economia  ⎯ e com a ajuda da tecnologia, esses benefícios vêm se tornando cada vez mais acessíveis.

A Circulare é um ecossistema que possui uma plataforma digital inteligente para conectar importadores, fabricantes e consumidores de eletroeletrônicos a você, reciclador, de modo a garantir a circularidade de todo o processo, assegurar que os resíduos estão sendo destinados sem causar nenhum dano ao recursos naturais e viabilizar a reciclagem desses materiais de forma segura.

Imagine alguém que deseja jogar fora um aspirador de pó que já não serve mais. Em vez de quebrar a cabeça se perguntando o que fazer com aquele item usado, esse consumidor pode acessar a plataforma Circulare, inserir os dados sobre o produto a ser descartado e encontrar um ponto de coleta próximo em poucos cliques. 

Similarmente acontece com as empresas. A obrigatoriedade legal imposta pela PNRS exige que todas as empresas tenham um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Com abrangência nacional, oferecemos o gerenciamento eficiente dos resíduos eletrônicos para essas companhias, de modo a conectá-las ao nosso reciclador mais próximo a ela.

Em outras palavras, independentemente de ser um eletrônico doméstico ou corporativo, todos os materiais descartados são recebidos pelos operadores ambientais registrados na plataforma  – ou seja, os recicladores.

Para você, reciclador, a Circulare facilita a gestão das solicitações de coleta e dos volumes reciclados. É um espaço digital intuitivo e fácil de usar, que permite o registro simplificado do fluxo de materiais, o acompanhamento das ordens de registro e a atualização do estoque. Assim, fica bem mais fácil monitorar a movimentação dos resíduos e identificar a origem e a saída de cada produto coletado, transformando a reciclagem em um processo 100% rastreável.

Além disso, os operadores ambientais da rede Circulare também têm acesso a todos os procedimentos exigidos pela norma ABNT 16.156 para a reciclagem de REEE, o que ajuda a garantir a conformidade das atividades com as determinações de padronização.

6 benefícios de ser um reciclador de resíduos eletrônicos da Rede Circulare

Reciclagem de resíduos eletrônicos

Como você já sabe, a Rede Circulare foi criada para fazer com que cada vez mais pessoas tenham acesso aos benefícios da reciclagem de REEE. E esse impacto positivo só é possível graças ao papel dos recicladores! 

Além da praticidade que a plataforma traz para o dia a dia de trabalho dos operadores ambientais, esses profissionais também são beneficiados de várias outras formas pelo uso da Rede Circulare. Mas, na prática, o que isso significa?

Significa que essa solução tecnológica inovadora agrega muito à rotina dos recicladores, favorecendo:

  1. A contribuição para a sustentabilidade ambiental e economia circular: 

O trabalho dos recicladores é super importante para o combate à poluição e a outros impactos ambientais negativos. Com a Circulare, esse potencial ganha ainda mais força e os operadores ambientais podem contribuir ativamente para a preservação da natureza. Além de evitar que os resíduos eletroeletrônicos sejam descartados de forma inadequada, a reciclagem também promove a reutilização dos materiais, evitando desperdícios e impulsionando a economia circular.

  1. O acesso a treinamento e capacitação

Já ficou claro que os recicladores são partes essenciais da missão da Circulare, né? Por isso, a Rede faz questão de disponibilizar programas de treinamento e capacitação especialmente pensados para eles. Os operadores ambientais registrados na plataforma têm acesso a cursos, palestras, oficinas, eventos, materiais de estudo e várias outras oportunidades para melhorar habilidades técnicas e de gestão.

  1. A valorização de materiais recicláveis

A rede Circulare é pensada para conectar os especialistas em reciclagem a empresas e pessoas que precisam dos serviços deles. Assim, os recicladores registrados na plataforma têm acesso a mercados que valorizam os materiais recicláveis, encontrando clientes com mais facilidade e conseguindo remuneração justa por suas atividades.

  1. O fortalecimento de parcerias

Participar de uma rede significa formar ligações com outros profissionais, empresas e organizações que contribuem para o cenário da reciclagem de resíduos eletroeletrônicos. Os recicladores que fazem parte da Rede Circulare têm muitas chances valiosas de aumentar a rede de contato, estabelecer parcerias e explorar novas oportunidades de negócios.

  1. O apoio em processos de regulação documental

Para quem trabalha com reciclagem de resíduos eletroeletrônicos, a atenção às legislações e normas ambientais é essencial. Afinal, para seguir as determinações da lei, as atividades dos recicladores precisam estar devidamente registradas em documentos padronizados. Felizmente, a Rede Circulare também auxilia nessa questão, fornecendo apoio e orientações aos operadores ambientais que precisam obter documentos e certificações que atestam a qualidade dos processos de reciclagem.

  1. O pagamento por serviço ambiental

Por último – mas não menos importante –, vale mencionar que as oportunidades de negócio viabilizadas pela Circulare ajudam os recicladores a movimentarem seus ganhos e conquistarem mais renda, através do registro de materiais provenientes de consumidor final na plataforma. 

Ser um reciclador de REEE da Rede Circulare é mais fácil do que você imagina e mais efetivo do que você pensa

Tudo que abordamos neste conteúdo foi para mostrar que a Rede Circulare foi criada para ampliar os efeitos positivos do trabalho dos recicladores.

Isso porque nossa plataforma promove a conexão entre recicladores, importadores e fabricantes, criando uma rede de apoio e colaboração que fortalece o setor como um todo. Sem contar que, todo o funcionamento do sistema é constantemente aprimorado para atender às necessidades dos recicladores, transformando-a em uma ferramenta indispensável para aqueles que desejam se destacar no mercado de reciclagem de resíduos eletrônicos.

Se você é uma dessas pessoas e gostaria de já começar a aproveitar todas as vantagens que acabamos de te apresentar, é só clicar no banner abaixo e entrar em contato diretamente com um de nossos especialistas!

Leia mais

Receba nossos conteúdos em primeira mão