ISO 9001 e 14001: quais as obrigatoriedades impostas pelas normas para o descarte de resíduos eletrônicos?

Embora ainda sejam desconhecidas por muitos brasileiros, essas duas determinações fazem parte de um repertório importantíssimo para o mundo corporativo e para a gestão de resíduos eletrônicos.



Criado e atualizado pela Organização Internacional para Padronização (em inglês, International Organization for Standardization), o conjunto de orientações comumente identificadas pela sigla “ISO” existe para regular a qualidade e a segurança dos produtos e serviços oferecidos por organizações de vários lugares do mundo.

Presentes em mais de 180 países, as normas ISO padronizam os processos envolvidos na idealização, fabricação e distribuição de produtos, assim como na administração de empresas dos mais diversos ramos. Para isso, elas estabelecem requisitos baseados em boas práticas ligadas a inúmeras questões, como governança, responsabilidade ambiental, segurança do trabalho, conformidade e vários outros aspectos. Quando se fala em sustentabilidade corporativa e preservação do meio ambiente, as normas ISO 14001 e 9001 são protagonistas nas iniciativas das empresas, inclusive quando falamos sobre o descarte de resíduos eletrônicos.

Para as marcas que desejam seguir os padrões globais de gestão ambiental, a atenção a essas regras internacionais é fundamental. A seguir, você vai descobrir exatamente o que elas determinam e por que são tão importantes para os negócios sustentáveis.


Conhecendo as normas ISO 14001 e 9001

As normas ISO 14001 e ISO 9001 estão entre as regras de padronização mais conhecidas nas empresas.

Embora tenham propósitos e escopos diferentes, ambas as normas cumprem papéis importantes para a gestão de resíduos corporativos. Reguladas no Brasil pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que atua como representante local da Organização Internacional para Padronização, as determinações são responsáveis por estabelecer as diretrizes para o descarte de resíduos eletroeletrônicos.

Enquanto a ISO 14001 propõe a estruturação de um Sistema de Gestão Ambiental, a ISO 9001 orienta a criação de um Sistema de Gestão de Qualidade. Veja em detalhes os conceitos por trás de cada uma delas:

      • ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental (SGA):

    A ISO 14001 é uma das normas de padronização voltadas especialmente para a atuação ecologicamente responsável dos empreendimentos corporativos.

    Com o objetivo de auxiliar na construção de negócios mais sustentáveis, ela traz uma abordagem focada na implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). A ideia é controlar de maneira eficaz os impactos ambientais causados pelas empresas durante suas atividades. Para isso, a ISO 14001 estabelece procedimentos para identificar, monitorar e controlar os efeitos das operações sobre o meio ambiente, o que inclui aspectos como otimização das matérias-primas, a redução das emissões de gases poluentes e a gestão de resíduos.

    Apesar de não prescrever ações e procedimentos específicos para o descarte de resíduos corporativos, a ISO 14001 oferece um passo a passo para as companhias que desejam construir Sistemas de Gestão Ambiental próprios. Em outras palavras, a norma sugere uma estrutura que pode ser adaptada às necessidades de cada companhia. No que diz respeito aos eletrônicos, a ISO 14001 reforça a importância de rotular corretamente esses materiais descartados – que devem ser separados dos outros tipos de resíduos – e encaminhá-los para a destinação adequada. 

    Além disso, o Sistema de Gestão Ambiental costuma incluir a implementação de práticas ligadas à redução, reutilização, reciclagem e logística reversa de resíduos eletrônicos, por exemplo.

        • ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ):

      Já a ISO 9001 trata da estruturação de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) capaz de fazer com que as empresas atendam consistentemente às demandas e necessidades de clientes, parceiros de negócios e outras partes interessadas.

      Baseada em uma série de princípios de gestão de qualidade, a ISO 9001 tem como objetivo principal garantir a satisfação dos consumidores com os produtos e serviços fornecidos pelas companhias. Para viabilizar essa meta, ela propõe uma abordagem focada em planejamento estratégico, análise de riscos, tomada de decisões a partir de fatos e aprimoramento contínuo dos procedimentos corporativos.


      Qual a relação entre as normas ISO 14001 e 9001 com a gestão de resíduos eletrônicos?

      Como você já deve ter percebido, a ISO 14001 e ISO 9001 atuam em conjunto para melhorar a qualidade e a adequação ambiental de todas as operações corporativas, mas sabemos que, à primeira vista, a relação entre essas normas e o descarte de resíduos eletrônicos pode parecer confusa. 

      Na verdade, ambas as diretrizes contribuem para a redução dos impactos ambientais envolvidos no descarte de resíduos corporativos. Afinal, o Sistema de Gestão de Qualidade estabelecido pela ISO 9001 propõe melhoria constante de todos os processos da empresa, incluindo procedimentos ligados à coleta e triagem dos resíduos eletroeletrônicos. Além disso, a ISO 9001 também regula os padrões de qualidade aplicados à reinserção dos materiais descartados na cadeia de produção. 

      Em outras palavras, ela serve para garantir o bom funcionamento de medidas relativas à logística reversa, desmontagem e reciclagem de resíduos eletrônicos. Assim, contribui para que os produtos reciclados atendam às expectativas dos clientes.

      Resumindo, as duas determinações regulam processos ligados à gestão de resíduos, e isso inclui a destinação correta dos materiais eletroeletrônicos. Por isso, um dos requisitos para a obtenção das certificações ISO 14001 e ISO 9001 é uma abordagem capaz de garantir o manuseio, armazenamento e disposição adequada de resíduos eletrônicos e seus componentes

      Para viabilizar o tratamento responsável desses materiais, o principal critério proposto pelas normas ISO é a indicação de um parceiro de descarte – ou seja, é preciso recorrer a uma empresa especializada no gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos.


      Descarte de resíduos eletrônicos: como implementar uma gestão eficiente na sua empresa?

      A atenção às normas ISO 14001 e ISO 9001 ajuda as empresas a conduzirem seus negócios de maneira mais consciente e alinhada às necessidades dos consumidores. 

      Para quem busca essa vantagem competitiva, é importante poder contar com serviços de descarte capazes de garantir a adequação às melhores práticas internacionais de sustentabilidade. A boa notícia é que isso não precisa ser trabalhoso: com a Circulare, você descarta os resíduos eletrônicos da sua empresa de maneira simples e eficiente, em total conformidade com as normas ISO e com a legislação ambiental brasileira. 

      Por meio de um sistema de abrangência nacional, a Circulare conecta o seu negócio aos recicladores mais próximos e viabiliza todas as etapas do descarte. Basta acessar a plataforma para acompanhar os processos de destinação dos materiais e emitir os certificados de gestão dos resíduos. Ficou fácil circular os equipamentos que estão aí parados na sua empresa!

      Quer saber mais sobre como garantir o descarte correto dos resíduos eletroeletrônicos? Conheça a Circulare e entre em contato com um de nossos especialistas!

      Leia mais

      Receba nossos conteúdos em primeira mão